inf3

fotositeCaros colegas:

Quinze anos depois, Castelo Branco é, de novo, a cidade anfitriã para acolher o 15º Encontro Regional da APEDT, nos dias 21 e 22 de outubro de 2017, no Hotel Tryp Colina do Castelo.
Com a temática escolhida para o evento – “Novas estratégias no cuidar em Nefrologia” -, pretende-se a partilha de conhecimentos sobre novas tendências no cuidar da pessoa com patologia do foro nefrológico.

Após a abertura do secretariado, no dia 21, pelas 14.30, o início da tarde será preenchido com uma masterclass EDTNA/ERCA (European Dialysis and Transplant Nurses Association/European Renal Care Association), conduzida por Maria Saraiva e Raquel Ribeiro e com uma mesa redonda, que abordará o “Tratamento conservador – norma da DGS” e “Suspensão da hemodiálise no doente IRCT”, terminando este primeiro dia de encontro com os temas “Introdução de técnicos nas unidades de diálise” e “Redefinição das tarefas/ responsabilidades dos enfermeiros de diálise”.

As mesas redondas do dia 22 abordarão variadas temáticas relacionadas com a enfermagem em nefrologia: “Evolução da hemodiálise ao longo dos anos”; “Auto-cuidado com o acesso artério–venoso”; “Agulhas para hemodiálise – que tendências?”; “Diálise peritoneal” e “Monitorização remota de doentes em diálise peritoneal automática”. A mesa redonda “Acreditação – rumo à qualidade” finalizará o programa científico deste 15º Encontro Regional da APEDT, onde a partilha de novas práticas e conhecimentos  contribuirão, com certeza, para que todos fiquem mais “sabedores”, com repercussões na prática, no cuidar em nefrologia.

Até Breve.

Jorge Mendes
Enf.º Chefe do Serviço de Nefrologia da ULSCB
Presidente do 15º Encontro Regional da APEDT

PRODUÇÃO: 7DIASWEB.PT