2regulpubtrabalhos

Normas para publicação de trabalhos
Revista Nephro’s

Só poderão ser publicados artigos originais. Certifique-se de que o trabalho que nos envia não é apresentado noutras publicações. A identificação do (s) autor (es) é realizada com nome, título profissional, instituição e serviço onde desempenha funções, morada, telefone e e-mail para eventual contacto. O conteúdo dos artigos (juízos e opiniões) são da exclusiva responsabilidade do (s) autor (es), e não reflete necessariamente a opinião do conselho redatorial ou direção. Os artigos publicados ficarão propriedade da APEDT e só poderão ser reproduzidos com autorização desta. A seleção e oportunidade de publicação são da exclusiva responsabilidade da revista. O Conselho Redatorial poderá solicitar os autores para abreviar e resumir o trabalho, caso não se ajuste às normas de publicação. Podendo também aconselhar a fazer revisões/modificações que beneficiem a sua clareza e compreensão. Após apreciação pelo Conselho Redatorial e caso o seu trabalho não seja aceite ou existam sugestões a fazer lhe, ser-lhe-á enviada resposta por escrito, ou via e-mail. Os trabalhos enviados não serão devolvidos, independentemente de serem ou não publicados. Terão preferência para publicação, os trabalhos em que os autores sejam sócios da APEDT.

Apresentação – extensão e formato do texto
Os trabalhos devem ser enviados em formato Word, com letra do tipo areal, tamanho 12, em folhas A4, a 1,5 espaços, não excedendo as 10 páginas, de acordo com as regras de apresentação de trabalhos escritos. Os trabalhos de investigação poderão ter até 15 páginas. O texto, para além de impresso, deve fazer-se acompanhar de disquete ou CD. O suporte informático deverá estar rotulado com o nome do (s) autor (es) e nome do(s) ficheiro(s). O título deve ser curto, e sem abreviaturas. Os trabalhos devem apresentar um breve resumo, e palavras-chave que permitam a caracterização do texto. O autor poderá, se achar conveniente, assinalar partes do texto para eventual destaque. Nos trabalhos de investigação, recomenda-se a estrutura convencional de apresentação dos trabalhos, como por ex.: resumo, introdução, material e métodos ou metodologia, resultados, discussão, conclusões e bibliografia. Nos restantes tipo de trabalhos o autor pode fazê-lo se achar conveniente.

Tipo de artigos que podem ser enviados
Cartas à direção – comentários, observações cientificas ou criticas sobe artigos e/ou temas surgidos na revista, assim como dúvidas ou experiências que podem ser resumidas. Quando justificar, a direção da Nephro’s envia aos autores visados as cartas para direito de resposta. Revisão/reflexão temática – preferencialmente englobando implicações na prática profissional; Estudo de caso/análise de cuidados – incluindo necessariamente plano de cuidados (e histórico no estudo de caso); Trabalhos de investigação – deverão incluir problema, quadro de referência (em síntese), metodologia (resumida), principais resultados, discussão, conclusões e sugestões.

Ilustrações
Enviar todas as imagens, gravadas em formato JPG, em ficheiro autónomo. Os quadros, gráficos, figuras, tabelas ou diagramas devem ser numerados, elaborados em formato Word, e em ficheiros separados. Enviar anotações claras sobre as ilustrações, o respetivo enquadramento no texto e as especificações da sua publicação.

Responsabilidades éticas
As investigações realizadas em instituições carecem de autorização prévia das administrações. Quando se descrevem experiências realizadas em seres humanos deve-se indicar se os procedimentos estão de acordo com as normas da comissão de ética. Deve ser clara a permissão de publicação por entidades/instituições que financiaram a investigação. Os autores são responsáveis por obter as necessárias autorizações para a reprodução parcial ou total de material (texto, quadros, figuras ou fotografias) de outras publicações. Estas autorizações devem pedir-se tanto ao autor como à editora. Na lista de autores devem figurar unicamente as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. De forma geral para figurar como autor, deve-se cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter participado na conceção e realização do trabalho do qual resultou o artigo em questão;
  • Ter participado na redação do texto e nas eventuais revisões do mesmo;
  • Estar de acordo com a versão que finalmente vai ser publicada.

A Nephro’s declina qualquer responsabilidade sobre possíveis conflitos decorrentes da autoria dos trabalhos que se publicam. Os autores devem mencionar na sessão de métodos, se os procedimentos utilizados nos utentes e grupos de controlo se realizaram com o consentimento informado. Os autores devem juntamente com o envio dos originais, enviar uma folha onde declarem ceder graciosamente à APEDT, todos os direitos de publicação do artigo. Daí que, um artigo enviado para a Nephro’s, até rejeição da sua publicação, não pode ser enviado para outra revista.

Citações e referências bibliográficas
Seguir as normas aceites pela comunidade cientifica, nomeadamente a Norma Portuguesa, NP 405-1.

Exemplo de livro: ROPER, Nancy et al – Modelo de enfermeria. 2ª ed. Madrid: Interamericana, 1987. 380 p.
Exemplo de artigo: BASTO, Marta Lima – “Interação enfermeira-doente hospitalizado”. Nursing, Lisboa, 1992. nº 49, p. 6-9.

Como enviar o artigo
Enviar o artigo por correio eletrónico, acedendo ao site: www.apedt.pt e entrar na secção enviar artigo, ou diretamente para o e-mail: [email protected] Poderá ainda enviar por correio normal para o seguinte endereço:

APEDT
Trav. Elaine Sanceau, 27 – 3.º Esq.
4465-620 Leça do Balio
Portugal

PRODUÇÃO: 7DIASWEB.PT