Bem Vindos

A Unidade de Transplantação Hepático-Pancreática do Centro Hospitalar e Universitário do Porto, é uma unidade que foi criada em 2010, como forma do CHUP conseguir dar resposta às crescentes necessidades em termos de prestação de cuidados médicos e de enfermagem especializados ao doente transplantado hepático e reno-pancreático.
A Unidade de Transplantação Hepática e Pancreática (UTHP), desde o seu início, que fomentou nos seus profissionais de enfermagem um espírito de compromisso e desenvolvimento dos saberes em todos os aspetos que envolvem o doente com patologia hepática, candidato a transplante ou que foi transplantado. A metodologia de trabalho retrata a reflexão do grupo e esta pretende ser dinâmica e simultaneamente ser impulsionadora dessa mesma reflexão. São exemplos a consulta de enfermagem de pré-transplante e de pós-transplante, os guias de ensino desenvolvidos pela equipa, as frequentes sugestões aos sistemas de informação para alteração da parametrização de acordo com o tipo de doentes.
O Seminário de Enfermagem em Transplantação surgiu pela iniciativa dos enfermeiros da UTHP e pretendeu colmatar uma falha em termos de partilha do exercício clínico tão particular e que abrange um número restrito de profissionais, possibilitando o diálogo entre unidades congéneres.

Considerando que são múltiplos os estudos internacionais que apresentam a adesão ao regime terapêutico como fundamental para o sucesso do transplante e que colocam o papel da enfermagem como um dos pilares essenciais do ensino, incentivo e promoção da efetiva adesão, a discussão que envolve os profissionais desta área torna-se, claramente, indispensável para proporcionar consensos e promover o papel da equipa de enfermagem junto da comunidade multidisciplinar e do doente.

Este Seminário é, provavelmente, o único evento nacional realizado exclusivamente para enfermeiros dedicados ao doente transplantado e pretende ser o impulso para a continuidade de partilha e discussão no seio desta comunidade.